Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LEN)

Laboratório é localizado nos blocos 2D122 e 2E129. Conta com um anexo no bloco 1G, salas 38,41 e 42.

Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão com objetivo de disponibilizar recursos didáticos para os discentes da Biologia que estejam cursando as disciplinas: Estágio 01 e 02, PIPE’s 01 a 07 e Instrumentalização. Atende às necessidades de projetos de Formação Docente e Educação Ambiental, de atividades promovidas pelo PET Biologia e de disciplinas que se desenvolvem com a confecção de materiais didáticos, os quais contribuem para a complementação do acervo didático do laboratório. Também dá suporte aos projetos PIBID e PIBIC jr.

Conta com um espaço de 54 m² no bloco 2D 122, onde estão localizadas as coleções seca, úmida, de penas e crânios, de insetos, de lâminas, de livros didáticos e Modelos em epoxi de protozoários, esponjas e cnidários e Ciclo de Vida – Vegetais. No bloco 2E 129, conta com um espaço de 54 m² onde estão localizados os jogos didáticos e os Modelos Anatômicos em resina do corpo humano e também de célula vegetal. O bloco 1G 38/41/42 é utilizado como almoxarifado de papelaria e outros matérias, como oficina de restauração de recursos didáticos e depósito de móveis(tendas, mesas , cadeiras e suporte para banners).

O LEN conta com os seguintes equipamentos: microscópios, lupas, equipamentos áudios-visuais, computadores, GPS, 4 mesas, 1 bancada de microscópios.
Todo este acervo didático atende principalmente aos alunos do sétimo e oitavo períodos, que se encontram em estágio docente, promovendo e participando ativamente de intervenções nos espaços escolares, museus, e outros.  Essas atividades contribuem para um contato mais íntimo com profissionais das áreas de educação formal e não formal, promovendo um intercâmbio entre a Universidade e outras Instituições de Ensino.

O laboratório é utilizado por alunos de graduação e pós-graduação em atividades envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Presta os seguintes serviços:

• Fornecimento de material didático
  • Fornecimento de material e equipamentos utilizados em oficinas e aulas
  • Auxilia alunos de pós-graduação
  • Formação de trabalhos em Ensino
  • Fornecimento de recursos para as disciplinas pedagógicas e para trabalho de conclusão de curso
  • Atividades de ensino e pesquisa voltadas para a formação docente
  • Atendimento principal aos professores e alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Local próprio para os trabalhos em grupo, estudos, discussões, utilização de material para pesquisas bibliográficas, produção de trabalhos científicos e produção de recursos didáticos.
  • Referência para programas de extensão que envolvem a formação docente inicial, continuada e a pesquisa em ensino de Ciências e Biologia.

Coordenadora: Profª Drª Renata Carmo de Oliveira
Técnicas: Clébia Aparecida Ferreira e Lara Rossana Rastrelo