Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações (LECI)

Laboratório localizado no Bloco 2D, sala 25.

Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre o Estudo da Ecologia de Interações tendo como ferramentas o estudo do comportamento animal e da ecologia comportamental. O laboratório é reconhecido como Grupo de Pesquisas do CNPq desde 1996 e possui convênio com a Universidade do Missouri - St Louis, USA e BOKU - Universidade de Viena, Áustria.

São desenvolvidas as seguintes atividades:

• Orientação de Iniciação Científica, Bacharelado, Mestrado e Doutorado;
  • Estudos sobre interações entre animais e plantas;
  • Triagem de material de campo, criação de insetos e aracnídeos;
  • Delineamento de estudos com invertebrados e vertebrados;
  • Investigação do desenvolvimento da planta e frutificação condicionados às variáveis ambientais bióticas (polinizadores,  herbívoros e predadores) e abióticas (solo, temperatura, umidade e luminosidade).
  • Comparação de insetos associados a plantas nativas e invasoras.

Os estudos de comportamento animal são de interesse do laboratório, pois têm apresentado resultados significativos no que diz respeito ao comportamento e biologia de artrópodes (aranhas e insetos), peixes (de água doce) e mamíferos (golfinhos).
Interações tri e multitróficas, entre plantas, formigas, herbívoros e seus inimigos naturais, têm sido objeto de diversas publicações, projetos aprovados em conselhos científicos nacionais e orientações de mestrado e doutoramento nas diversas instituições onde o Pr Kleber atua (UFU, USP-FFCLRP, UFJF), assim como a Profa. Maura (UFU- PPGECRN e UFU - PPGBioveg).

Conta com um espaço de 36 m². Equipado com computadores, lupas, filmadoras, BOD, estufa e outros.

Realizam trabalhos no laboratório 26 graduandos e 15 pós-graduandos. Dentre eles, alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado na UFU (Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Programa de  Pós-Graduação em Biologia Vegeral) e na USP/ FFCLRP - Entomologia.

Coordenadora.:  Profa. Dra. Helena Maura Torezan Silingardi

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Kleber Del Claro