Laboratório de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos (LEEA)

Laboratório localizado no terceiro piso do Bloco 4Q, sala 10.


São desenvolvidos projetos de pesquisa com participação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) envolvendo principalmente:

  • Biologia de Crustáceos, incluindo aspectos populacionais, reprodutivos e comportamentais;
  • Ecologia de macroinvertebrados bentônicos de águas continentais, com foco em estudos relacionados à estrutura de comunidades de ambientes lóticos e biomonitoramento;
  • Ecologia de invertebrados associados a algas marinhas, com foco prioritário em aspectos estruturais de assembléias de anfípodes gamarídeos e caprelídeos (Crustacea, Peracarida), influência de fatores reguladores e utilização desses organismos como bioindicadores de qualidade de ambientes marinhos costeiros.

 

No laboratório também são desenvolvidos procedimentos técnicos de triagem e identificação de invertebrados aquáticos, principalmente de crustáceos e insetos. São mantidas no LAQUA coleções de referência de decápodes e insetos dulcícolas (principalmente do estado de Minas Gerais), assim como de anfípodes marinhos associados a algas.

 

 


Conta com um espaço de 16 m², estando equipado com estereomicroscópios, balança semi-analítica, geladeira, diversos equipamentos de coleta (redes, peneiras), equipamento de mergulho livre, instrumentos de medição de parâmetros ambientais (pHmetro, termômetro, condutivímetro, fluxômetro), GPS e câmera digital.

Realizam atividades no laboratório 4 graduandos, 2 graduados e 5 pós-graduandos.

O laboratório presta consultoria relacionada à avaliação de integridade de ecossistemas aquáticos/continentais, utilizando macroinvertebrados bentônicos como indicadores.


Coordenador: Profº Dr. Giuliano Buzá Jacobucci