Projeto Pedagógico 2018-2

A aprovação da Versão curricular 2018-2 ocorreu em dezenove de julho de 2018 e está disponível no Sistema Eletônico de Informações (SEI):

Projeto Político Pedagógico - Licenciatura Ciências Biológicas (Processo 23117.036157/2018-07);

Projeto Político Pedagógico - Bacharelado Ciências Biológicas (Processo 23117.036156/2018-54).

O ano e semestre de oferta dos componentes desta e de outras Versões Curriculares estão listados no arquivo 'Oferta'.

Projeto Pedagógico 2018-2 (PPC 2018-2)

1) Curso de Graduação em Ciências Biológicas, grau Licenciatura, turno noturno, Campus Umuarama, com início a partir do segundo semestre do ano letivo de 2018, com:

I - duração: 5 anos (10 semestres);

a) tempo mínimo de integralização do Curso: 5 anos (10 semestres); e

b) tempo máximo de integralização do Curso: 7 anos (14 semestres);

II - turno de oferta:  noturno;

IV - vagas: 25 vagas semestrais ou 50 vagas anuais;

V - ingresso: semestral;

VI - carga horária total: 3.335 horas, com os seguintes componentes curriculares:

a)  2.070 horas de disciplinas obrigatórias;

b)  60 horas de disciplinas optativas;

c)  420 horas de Prática como Componente Curricular;

d)  405 horas de Estágio Supervisionado;

VII - Representação gráfica da Licenciatura Noturno

VIII - Equivalência curricular

No âmbito da UFU existem componentes curriculares que possuem equivalência de conteúdos e de carga horária aos componentes curriculares desta Versão Curricular 2018-2. Os componentes curriculares equivalentes estão listados nos arquivos 'Lista' e 'Currículo e Equivalências - Licenciatura Noturno'.

IX - Critérios de avaliação

A avaliação da aprendizagem será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento acadêmico: a assiduidade quantifica percentualmente a frequência do discente às atividades correspondentes ao componente curricular; o aproveitamento, ou nota, é o resultado da avaliação do discente nas atividades desenvolvidas no componente curricular.

Para efeito de aferição do aproveitamento, para cada componente curricular serão distribuídos 100 pontos, em números inteiros e, no mínimo, em duas oportunidades diferentes. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados.

O Plano de Ensino e a proposta de avaliação de cada componente curricular deverão ser discutidos entre o docente e os discentes e encaminhados ao Colegiado de Curso para sua aprovação até o décimo segundo dia letivo do semestre em curso. Segue lista com a relação Docente/Disciplina por semestre: 2018/2

2) Curso de Graduação em Ciências Biológicas, grau Licenciatura, turno integral, Campus Umuarama, com início a partir do segundo semestre do ano letivo de 2018, com:

I - duração: 4 anos (8 semestres);

a) tempo mínimo de integralização do Curso: 4 anos (8 semestres); e

b) tempo máximo de integralização do Curso: 6 anos (12 semestres);

II - turno de oferta:  integral;

IV - vagas: 20 vagas semestrais ou 40 vagas anuais;

a)  2.070 horas de disciplinas obrigatórias;

b)  60 horas de disciplinas optativas;

c)  420 horas de Prática como Componente Curricular;

d)  405 horas de Estágio Supervisionado;

VII - Representação gráfica da Licenciatura Integral

VIII - Equivalência curricular

No âmbito da UFU existem componentes curriculares que possuem equivalência de conteúdos e de carga horária aos componentes curriculares desta Versão Curricular 2018-2. Os componentes curriculares equivalentes estão listados nos arquivos 'Lista' e 'Currículo e Equivalências - Licenciatura Integral'.

IX - Critérios de avaliação

3) Curso de Graduação em Ciências Biológicas, grau Bacharelado, turno integral, Campus Umuarama, com início a partir do segundo semestre do ano letivo de 2018, com:

I - duração: 4 anos (8 semestres);

a) tempo mínimo de integralização do Curso: 4 anos (8 semestres); e

b) tempo máximo de integralização do Curso: 6 anos (12 semestres);

II - turno de oferta: integral;

IV - vagas: 20 vagas semestrais ou 40 vagas anuais;

V - ingresso: semestral;

VI - carga horária total: 3.560 horas, com os seguintes componentes curriculares:

a)  2.595 horas de disciplinas obrigatórias;

b)  225 horas de disciplinas optativas;

d)  360 horas de Estágio Profissionalizante Supervisionado;

VII - Representação gráfica do Bacharelado Integral

VIII - Equivalência curricular

No âmbito da UFU existem componentes curriculares que possuem equivalência de conteúdos e de carga horária aos componentes curriculares desta Versão Curricular 2018-2. Os componentes curriculares equivalentes estão listados nos arquivos 'Lista' e 'Currículo e Equivalências - Bacharelado Integral'.

Arquivos do PPC 2018-2