Projeto Pedagógico 2013/1

O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas nos Graus Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Uberlândia, implantado no primeiro semestre de 2013, em observância às exigências do Conselho Nacional de Educação, dispostas nas resoluções, CNE/CP 1 de 18/02/2002 e CNE/CP2 de 19/02/2002 e respectivos Pareceres, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (CNE/CES 7 de 11/03/2002 e respectivos Pareceres) e nos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura.

A avaliação da aprendizagem será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento acadêmico: a assiduidade quantifica percentualmente a frequência do discente às atividades correspondentes ao componente curricular; o aproveitamento, ou nota, é o resultado da avaliação do discente nas atividades desenvolvidas no componente curricular.

Para efeito de aferição do aproveitamento, para cada componente curricular serão distribuídos 100 pontos, em números inteiros e, no mínimo, em duas oportunidades diferentes. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados.

O Plano de Ensino e a proposta de avaliação de cada componente curricular deverão ser discutidos entre o docente e os discentes e encaminhados ao Colegiado de Curso para sua aprovação até o décimo segundo dia letivo do semestre em curso.

As notas obtidas pelos discentes nas atividades avaliativas devem ser divulgadas no prazo de quinze dias úteis, a contar da data de sua realização. O discente tem direito à vista das atividades avaliativas, num prazo de dez dias úteis após a divulgação dos resultados das referidas atividades sendo que a última atividade avaliativa do semestre letivo deverá ocorrer até o último dia do período letivo. Vencidos os prazos estipulados para pedidos de revisão, o docente deverá devolver aos discentes todas as provas e outros tipos de avaliações do componente curricular. Após a devolução, não mais se admitirá pedido de revisão de nota e, após sessenta dias úteis, a contar do término do semestre, as provas e outros tipos de avaliações dos componentes curriculares que não forem procuradas pelos discentes poderão ser descartadas.

O projeto foi elaborado de modo a também atender os termos estabelecidos nas Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

Toda a comunidade acadêmica ligada ao Curso de graduação em Ciências Biológicas da UFU participou efetivamente da elaboração deste projeto. As primeiras discussões para sua estruturação foram iniciadas em 2010 com a finalidade de promover estudos sobre a formação do biólogo e construir o projeto acadêmico do Curso.