O curso de Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas consistem nas ciências que classificam e estudam todas as formas de vida, envolvendo plantas, animais e outros organismos vivos. O biólogo - profissional formado no curso de Ciências Biológicas - investiga a origem, a evolução, a estrutura, as funções e os processos de reprodução dos seres vivos e as relações entre eles e o meio ambiente. Pesquisa também os seres nos seus vários níveis de organização, desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas. Os conhecimentos e as descobertas dessas pesquisas podem ser aplicados, por exemplo, na cura de doenças, na preservação do meio ambiente, no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, na indústria e em vários outros setores da sociedade. Da pesquisa com células tronco ao trabalho ambiental ou ao magistério, o biólogo busca a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta.

O curso de Ciências Biológicas da UFU, que está entre os dez melhores do país, oferece duas possibilidades de graduação: a licenciatura e o bacharelado. A licenciatura prepara o profissional para ser professor de Ciências e de Biologia no ensino fundamental, médio e superior como também para atuar em pesquisas e projetos nas diferentes áreas da biologia. Já o bacharelado prepara o profissional para atuar em pesquisas, projetos, análises, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção. Em ambas as graduações, para ser um bom profissional, o estudante deve ser observador, ter senso crítico e capacidade para o ensino e a pesquisa, entre outras características.

A infraestrutura laboratorial sempre foi um dos destaques do Curso que conta, para a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, com 05 laboratórios didáticos e 19 laboratórios de pesquisa só no Instituto de Biologia (Laboratórios). O Museu de Biodiversidade do Cerrado, o Herbarium uberlandensis, o setor de Manutenção de Répteis, o Jardim Experimental e a Estação Ecológica do Panga são importantes espaços de formação dos biólogos. Outro grande diferencial do Curso está no estímulo à pesquisa. Os laboratórios de pesquisa desenvolvem diversos estudos que demandam estagiários e bolsistas de Iniciação Científica. Os Laboratórios de pesquisa, de ensino e de extensão, desenvolvem diversos estudos que demandam estagiários e bolsistas de Iniciação Científica, de Extensão e de Incentivo à Docência. Destaque deve ser dado aos Programas de Mobilidade Internacional.O apoio pedagógico, nas monitorias, e a participação em eventos complementam a formação.

Considerando as possibilidades regulamentadas pelas Normas Gerais da Graduação da UFU, a oferta dos graus Licenciatura e Bacharelado pelo Curso de Ciências Biológicas e também que o desenho curricular sugerido apresenta a flexibilidade necessária de modo a oferecer ao discente a possibilidade da conclusão de um segundo grau diferente do grau em que ingressou no Curso de Ciências Biológicas, o Colegiado do Curso e a Coordenação analisarão a viabilidade do discente que, de acordo com Normas Gerais da Graduação, solicitar a conclusão de outro grau no transcurso ou após a conclusão do grau pelo qual ingressou no Curso de graduação em Ciências Biológicas.

Guia Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

  • O Curso

O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) forma profissionais com o título de Licenciado em Ciências Biológicas, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo do biólogo, como professor de Ciências e Biologia, promovendo o desenvolvimento das ciências naturais, da conservação biológica e da biotecnologia. A ênfase na pesquisa, na extensão e no ensino para a formação inicial do professor é marca indelével do curso, sendo que discussões acerca da docência estão previstas desde os primeiros períodos. O profissional formado pelo curso é detentor de fundamentação teórica e prática básica, transformador da realidade em benefício da sociedade, que pauta suas ações pelos referenciais éticos e legais da atividade profissional e atua contribuindo com a qualidade do ensino de Ciências e de Biologia.

  • O que se estuda no Curso

O curso é organizado em três Núcleos de Formação: Específico, Pedagógico e Acadêmico-científico-cultural. No Núcleo Específico estão contemplados os conteúdos próprios das ciências biológicas, como biologia celular, molecular e evolução; diversidade biológica; ecologia; fundamentos das ciências exatas e da terra; fundamentos filosóficos e sociais. No Núcleo Pedagógico, as disciplinas propiciam o conhecimento profissional inserindo os alunos em vivências educativas articuladas por práticas atuais como ciências e mídias, biologia e cultura. No Núcleo Acadêmico-científico-cultural é possível trilhar um caminho mais individualizado de formação.

  • Campo de atuação

O biólogo formado em Licenciatura em Ciências Biológicas possui uma área de atuação diversificada que inclui as atividades de pesquisa em todas as áreas das Ciências Biológicas, além da docência no ensino fundamental, médio - atividade restrita ao licenciado, e a docência no ensino superior. Exerce, também, atividades correlatas à docência para o ensino formal e não formal. Pode ainda atuar na extensão, desenvolvimento, demonstração, treinamento e condução de equipe educacional; no provimento de cargos e funções de ensino, além de prestar assistência, assessoria e consultoria no campo educacional.

  • Informações complementares

Unidade Acadêmica: Instituto de Biologia

Reconhecimento: Decreto 77.427 de 12/04/1976

Sistema Acadêmico: Semestral

Turno: integral e noturno

Número de vagas: 20 (turno integral) e 25 (turno noturno)

Duração do curso (Mínimo/ Máximo): 4 / 6 anos (Integral) e 4 / 7 anos (Noturno) 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO

  • O Curso

O curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) forma profissionais com o título de Bacharel em Ciências Biológicas, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo do biólogo como profissional liberal ou não, promovendo o desenvolvimento das ciências naturais, da conservação biológica e da biotecnologia. O profissional formado pelo curso é detentor de fundamentação teórica e prática básica, transformador da realidade em benefício da sociedade, que pauta suas ações pelos referenciais éticos e legais da atividade profissional e atua com qualidade e responsabilidade contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida humana e para conservação de todas as formas de vida.

  • O que se estuda no Curso

O curso é organizado em três Núcleos de Formação: Básica, Específica e Acadêmico-científico-cultural. A organização adotada possibilita a articulação entre as disciplinas visando recompor a totalidade do conhecimento biológico. No Núcleo Básico estão articuladas as disciplinas relativas à biologia celular, molecular e evolução; diversidade biológica; ecologia; fundamentos das ciências exatas e da terra; fundamentos filosóficos e sociais. No Núcleo Específico, as disciplinas propiciam o direcionamento profissional. No Núcleo Acadêmico-científico-cultural é possível trilhar um caminho mais individualizado de formação.

  • Campo de atuação

O biólogo formado em Bacharelado em Ciências Biológicas possui uma área de atuação diversificada, envolvendo três setores: Saúde; Biotecnologia e Produção; Meio Ambiente e Biodiversidade. De acordo com o perfil profissional, ele pode desenvolver atividades de assistência; direção; ensino; especificação; estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e socioambiental; exame, análise, diagnóstico laboratorial, relatório técnico, licenciamento e auditoria; projeto, pesquisa, análise e ensaio, serviço técnico; gestão; manejo; patenteamento; produção técnica; provimento de cargos e funções técnicas.

  • Informações complementares

Unidade Acadêmica: Instituto de Biologia

Reconhecimento: Decreto 77.427 de 12/04/1976

Sistema Acadêmico: Semestral

Turno: integral

Número de vagas: 20

Duração do curso (Mínimo/ Máximo): 4 / 6 anos