Projeto Pedagógico 2006/1

O exercício da profissão de Biólogo está regulamentado pela lei no 6.684 de 3 de setembro de 1979 e as áreas de atuação desse profissional são determinadas pelo Conselho Federal de Biologia.

Os alunos que desejarem, podem optar por cursar ambas modalidades, seguindo a Matriz Curricular Integrada.

Para as duas modalidades, o aluno precisa cumprir 200 horas de Atividades Complementares acadêmico-científico-culturais, ao longo do curso. A atribuição de pontos/horas segue uma Tabela definida pelo Colegiado do Curso e a entrega dos comprovantes é feita no Setor de Atendimento ao Aluno do Campus Umuarama.

A avaliação da aprendizagem será feita por componente curricular, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento acadêmico: a assiduidade quantifica percentualmente a frequência do discente às atividades correspondentes ao componente curricular; o aproveitamento, ou nota, é o resultado da avaliação do discente nas atividades desenvolvidas no componente curricular.

Para efeito de aferição do aproveitamento, para cada componente curricular serão distribuídos 100 pontos, em números inteiros e, no mínimo, em duas oportunidades diferentes. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados.

O Plano de Ensino e a proposta de avaliação de cada componente curricular deverão ser discutidos entre o docente e os discentes e encaminhados ao Colegiado de Curso para sua aprovação até o décimo segundo dia letivo do semestre em curso.

As notas obtidas pelos discentes nas atividades avaliativas devem ser divulgadas no prazo de quinze dias úteis, a contar da data de sua realização. O discente tem direito à vista das atividades avaliativas, num prazo de dez dias úteis após a divulgação dos resultados das referidas atividades sendo que a última atividade avaliativa do semestre letivo deverá ocorrer até o último dia do período letivo. Vencidos os prazos estipulados para pedidos de revisão, o docente deverá devolver aos discentes todas as provas e outros tipos de avaliações do componente curricular. Após a devolução, não mais se admitirá pedido de revisão de nota e, após sessenta dias úteis, a contar do término do semestre, as provas e outros tipos de avaliações dos componentes curriculares que não forem procuradas pelos discentes poderão ser descartadas.

Veja informações específicas sobre cada modalidade que o curso oferece:

Licenciatura

A modalidade Licenciatura visa a formação de profissionais aptos a atuarem como biólogos e pesquisadores nas diversas áreas das Ciências Biológicas e na docência no Ensino Fundamental e Médio, como professores de Ciências e Biologia. Somente o Licenciado pode exercer a atividade docente nesses níveis de ensino, e para tanto, a Matriz Curricular da Licenciatura engloba disciplinas do Núcleo de Formação Específica e do Núcleo Pedagógico, no sentido de formar um biólogo com amplas noções sobre Ensino de Ciências e Biologia em espaços formais e não formais de Educação.

A modalidade Licenciatura oferecida no período noturno é idêntica a oferecida no período integral, no entanto, a Matriz Curricular da Licenciatura Noturno tem pequenas variações em relação aos períodos nos quais as disciplinas são oferecidas.

As Disciplinas Optativas da Licenciatura buscam complementar a formação pedagógica e são oferecidas semestralmente, de acordo com a disponibilidade dos docentes do curso.

O Estágio da Licenciatura é subdividido em Introdução ao Estágio (5o período), Estágio 1 (7o período) e Estágio 2 (8o período). Ao final desse processo, o aluno deverá elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que reúne as percepções e vivências ao longo das disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPEs) e Estágios.

Bacharelado

A modalidade Bacharelado visa a formação de profissionais aptos a atuarem como biólogos e pesquisadores nas diversas áreas das Ciências Biológicas, desenvolvendo projetos de pesquisa e atividades de consultoria, assessoria e análises laboratoriais e ambientais. A Matriz Curricular do Bacharelado engloba disciplinas do Núcleo de Formação

Específica. O Estágio do Bacharelado é subdividido em Iniciação à Pesquisa 1 e Iniciação à Pesquisa 2, e devem ser realizados nos últimos períodos do curso. Na Iniciação à Pesquisa 1, o aluno elabora um projeto de pesquisa, e na Iniciação à Pesquisa 2, desenvolve esse projeto, o que culmina na elaboração da monografia, que deve ser apresentada a uma banca examinadora e defendida publicamente.