Museu da Biodiversidade do Cerrado

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) mantém coleções zoológicas científicas, didáticas e expositivas.

As coleções científicas são resultados das pesquisas dos docentes do INBIO que atuam na área de Zoologia, e incluem coleções entomológicas, peixes, anfíbios e répteis.

As coleções didáticas servem de apoio para as aulas práticas das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como servem de material auxiliar para os estágios supervisionados do Curso de  Licenciatura em Ciências Biológicas.

Atualmente estas coleções encontram-se no andar superior do NAAS, no Campus Umuarama.

Outra parte do acervo, que se refere às coleções expositivas do Museu de Biodiversidade do Cerrado, compõe uma exposição permanente localizada Parque Municipal Victório Siquieroli, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Atualmente, o MBC recebe um público de cerca de 4000 pessoas por mês, entre pessoas da comunidade e grupos escolares. Estes devem agendar previamente suas visitas, as quais serão orientadas por mediadores, podendo oferecer várias possibilidades de temas com objetivos educacionais distintos para várias faixas etárias. Esta exposição visa divulgar o conhecimento técnico-científico enfocando aspectos ecológicos do cerrado, fornecendo informações sobre comportamento, ecologia e evolução da fauna e da flora do cerrado. O acervo expositivo conta com diversos espécimes animais taxidermizados, incluindo o lobo-guará, o cachorro do mato, a onça-parda, a jaguatirica, o tamanduá-bandeira, uma coleção de insetos e algumas aves.

Coordenadora do MBC: Dra. Liliane Martins Oliveira
Curador das Coleções científicas do MBC: Prof. Dr. Douglas Riff Gonçalves

Endereço: http://www.mbc.ib.ufu.br/