Acervo do Herbário UFU

O acervo científico do HUFU é composto por exsicatas que são exemplares botânicos desidratados, costurados em cartolina de tamanho padrão. Todas as exsicatas são organizadas em pastas de acordo com a ordem alfabética do nome da família e do gênero, as quais ficam devidamente acondicionadas em armários de aço.

O acervo do HUFU é formando por importantes coleções podendo ser citadas as coleções (1) do Parque Nacional da Serra da Canastra, MG; (2) das Serras do município de Delfinópolis, MG; (3) das veredas do município de Uberlândia, MG; (4) dos campos rupestres de várias áreas de Minas Gerais; (5) de Capim Branco, MG e outros.

Também estão depositadas no acervo do HUFU coleções menores, muitas vezes consideradas material-testemunho de trabalhos de dissertações de mestrado, teses de doutorado e de conclusão de curso, da região do Triângulo Mineiro e de outras áreas de Cerrado (Serra do Cipó, estado de Goiás, etc.).

Contato: 3218-2808

ACERVO DIGITAL

O uso de novas tecnologias e metodologias, como a digitalização e a informatização das coleções herborizadas, além de disponibilizar as informações virtualmente, permite um acesso mais rápido a estas coleções.

Visite o Acervo Digital:

 

COLEÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

Esta coleção é mantida separada do acervo principal do HUFU, uma vez que um grande número de amostras apresenta somente estrutura vegetativa. Esta coleção é formada por plantas utilizadas pela população urbana e é são referidas como material-testemunho de trabalhos desenvolvidos nos projetos de iniciação científica e de conclusão de curso.