Lababoratório de Morfologia, Microscopia e Imagem (LAMOVI)

O laboratório está localizado nos Blocos 2D, salas 20 e 26 e 6T, sala 03.

Realiza atividades de pesquisa e ensino sobre o Estudos de morfologia vegetal externa e interna, citologia e biologia reprodutiva de plantas.

O laboratório mantem rotinas de análise histológica vegetal, vegetativa e reprodutiva.
Anatomia vegetativa e reprodutiva: Temos equipamentos para processos de fixação, inclusão e seccionamento de tecidos vegetais.

• Análises polínicas: Mantemos rotina de preparação de material polínico, via acetólise, e um laminário de referência para estes estudos palinológicos na região, principalmente para subsidiar estudos de polinização e interações entre plantas e  Citogenética: Mantemos rotinas de análise cromossômica básica usando meristema radicular e estamos iniciando técnicas de hibridação in situ.
  • Genética molecular e reprodução: temos mantido rotinas para coleta e manutenção de material para análises moleculares. A idéia é realizar os procedimentos básicos de extração para análises posteriores em outros laboratórios.
  • Microscopia: O laboratório reune equipamentos de microscopia e fotodocumentação que têm sido utilizados pelos docentes e estudantes do Instituto de Biologia de uma maneira mais geral, tanto para os estudos morfológicos de plantas como para outros estudos que necessitem fotomicrografia.

Conta com um espaço de 86 m².
Equipado com:

• Equipamento de conservação como freezers e geladeiras.
  • Capela para manipulação de reagentes.
  • Banhos com temperatura regulada e estufas de aquecimento.
  • Microtomos e material para seccionamento.
  • Fotomicroscópios com epi-iluminação de fluorescência, campo claro e DIC, servidos por uma câmera Olympus DP70 de 12megapix.
  • Centrífugas e outros equipamentos para hibridação in situ e extração de DNA (em instalação).

Realizam trabalhos no laboratório 30 graduandos e 15 pós-graduandos.

O laboratório tem provido facilidades de fotodocumentação para docentes e estudantes do Instituto de Biologia, não somente para a área de biologia vegetal, mas para outros estudos que requerem tais facilidades.

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Eugênio A.M. de Oliveira
Técnica:  Márcia Abadia da Silva Martins